Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de março de 2011

curiosidades!!!!!!



  

3. O QUE É RELIGIÃO?

a) Características da Religião

1. Crença em seres sobrenaturais criadores do universo;
2. Distinção entre objetos sacros e profanos;
3. Ritos enfocados em objetos sagrados;
4. Código moral sancionado pelos deuses;
5. Sentimentos de temor reverente;
6. Oração e outras formas de comunicação;
7. Visão de mundo como um todo e o lugar que você ocupa;
8. Organização da vida do individuo baseada na visa acerca do mundo;
9. Grupo social unido por um mesmo pensamento religioso;

b) Teologia e religião

A Teologia pode ser definida como: as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática, ou seja, é a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das Suas relações para com o homem. Trata de tudo quanto se relaciona com Deus e com os propósitos divinos.

c) Qual é a conexão entre a teologia e a religião?

A palavra “Religião” vem da palavra latina “ligare” que significa “ligar”; religião representa as atividades que “ligam” o homem a Deus numa determinada relação.
A teologia é o conhecimento acerca de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento. A teologia deve coexistir na verdadeira experiência cristã; porém, na prática, as vezes, se acham distanciadas, de tal maneira que é possível ser teólogo sem ser verdadeiramente cristão, e por outro lado a pessoa pode ser verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemático doutrinário. “Se conheces estas coisas, serás feliz se as observas”, é a mensagem de Deus ao teólogo. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm. 2:15), é a mensagem de Deus ao homem espiritual.

d) O cristão e a religião

Para, nós, cristãos, a religião se dá no seguinte processo:



4. CONSERVADOR OU RADICAL?

É preciso fazer uma análise destes dois termos: conservador e radical, pois os mesmo servirão para uma melhor compreensão no estudo das seitas e religiões.

CONSERVADOR: sub.m. - Aquele que é favorável à conservação da situação vigente ou tradições, opondo-se a reformas radicais;

RADICAL: sub. – Aquele que propaga reformas ou mudanças na estrutura de um sistema, de uma doutrina, organização, etc.

PODE O CRISTÃO SER CONSERVADOR E RADICAL AO MESMO TEMPO?

O cristão deve ser CONSERVADOR quanto:

a) A Palavra de Deus (I Tm 6:20);
b) À Batalha na fé e à sua palavra (II Tm 1:14; Mt 5:37)

O cristão deve ser RADICAL quanto:

a) Ao Tradicionalismo (Mt 5:17)
b) Ao Pecado (Mt 5:30)


5. A ESTRUTURA DAS RELIGIÕES

Todas as religiões têm em comum a seguinte estrutura:

a) Conceito dos historiadores – Conjunto de narrativas orais ou escritas, históricas ou mitológicas, que versam sobre a origem da comunidade religiosa em questão, relacionando-a com a origem do mundo e com os níveis supra terrestres de existência;

b) Explicação sobre a existência do homem – Interpretação explicita ou implícita do lugar e propósito do homem no cosmos;

c) Ritos – Conjunto de preceitos rituais, morais e sociais para consecução da finalidade de conhecer o mundo superior e obter alguma resposta material ou espiritual.

d) Tradição – Sistema coerente de linguagem, símbolos pictóricos e gestuais que sintetizam os três primeiros itens e facilitam sua absorção pela memória da comunidade. Marcam o “estilo” da sua tradição espiritual;

e) Conceito de Deus – O conceito de origem ou causa primeira, instauradora e reguladora do cosmos e identificada de algum modo com o “bem supremo” ou com a “verdade eterna e absoluta”. O grande problema é que está presente, sob diferentes formas, em todas as religiões. Em algumas, torna o aspecto de uma divindade personalizada ou intermediária, em outras palavras, resume-se a uma idéia metafísica abstrata. Embora fazem suas relações com o cosmos e o homem, são distantes a ponto de não haver possibilidade de comparações simétricas.


6. CONHECENDO AS RELIGIÕES DO MUNDO

No mundo existem diversas religiões, por isso é bom que conheçamos algumas delas e como estão distribuídas percentualmente:




Lista das diversas religiões:

ABRAÂMICAS

Judaísmo: Fariseus, Saduceus, Essênios, Cabala.
Islamismo: Xiita, Sunita (Wahhabismo), Kharijita ,Sufismo
Cristianismo: Igreja Copta, Igreja Católica (Apostólica Romana, Greco-Católica Melquita, Greco-Católica Croata), Igreja Ortodoxa, Igreja Armênia, Igreja Ortodoxa Ucraniana, Igreja Ortodoxa Russa
Unitarismo
Protestantismo: Luteranismo, Calvinismo, Anglicanismo, Anabaptismo, Metodismo, Adventismo, Pentecostalismo, Neo-pentecostalismo.
Cristianismo Esotérico: Catarismo, Gnosticismo, Rosacrucianismo, Maniqueísmo.
Mormonismo
Testemunhas de Jeová
Quakers
Fé Baha'ï
Espiritismo
Rastafári

NÃO-ABRAÂMICAS: Zoroastrismo, Santo Daime, Seicho-no-ie, Siquismo, Igreja Messiânica Mundial, Umbanda.

PAGÃS: Ásatrú, Wicca, Xamanismo, Candomblé, Batuque, Vodu, Druidismo.

ORIENTAIS: Hinduísmo, Budismo, Jainismo, Taoísmo, Confucionismo, Seita dos essênios, Ayyavazhi, Seicho-No-Ie, Bramanismo, Cao Daí, Tenrikyo.

AFRO-BRASILEIRAS: Babaçuê, Batuque, Candomblé, Culto aos Egungun, Culto de Ifá, Quimbanda, Macumba, Omoloko, Tambor-de-Mina, Umbanda, Xangô do Nordeste, Xambá.


CONCLUSÃO

O povo de Deus vive em constante batalha espiritual. O inimigo sempre trabalhou para desviar os crentes da vontade divina, induzindo-os a crenças falsas e práticas que desonram ao Criador. Por isso, devemos estar atentos quando um movimento religioso apresenta-se com persuasão e argumentos aparentemente convincentes. Trata-se, geralmente, de alguém que pretende mostrar-nos algo que não está de acordo com a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário