Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de março de 2010

quantas religiões tem no mundo e quantas igrejas protestante e catolicas há no brasil? vai aqui uma lista das principais igrejas protestantes do brasil se você não sabia agora sabe acesse mais noehalves.21.blogspot.com aqui vc encontrar tudo sobre as maiores religioes do planeta e e entrevista exclusivas sobre sua religião .

voce sabe quantas igrejas protestante e catolicas há no brasil? e mais vcs saberiam me responder algumas dessas perguntas?
pois bem preparei uma lista com as principais só para vcs leitores !!!


jan Quantas religiões existem no mundo?Autor: Rafael Carvalho
23/01/2009 - 12:00





O que é uma religião?

Religião é um conjunto de crenças que compartilham códigos morais e fazem uso de forças sobrenaturais, divinas, sagradas e transcendental. No budismo e no hinduísmo a religião é chamada como dharma. As religiões podem ser monoteístas, crendo na existência de apenas um deus, ou politeístas, crendo em dois ou mais deuses. Deus, para as religiões, é um ser intocável e de percepção impossível diante os sentidos do homem, capaz de causar acontecimentos imprevisíveis e impossíveis. Podemos dizer que há duas divisões para os religiosos: sacros e profanos. Os sacros são aqueles ou aquilo que mantêm uma relação com Deus, já os profanos são aqueles ou aquilo que não mantêm nenhuma ligação. Então a ação de profanar, é tido como inconcebível para os religiosos. É ainda confuso a definição exata de RELIGIÃO.







Quais as religiões que existem no mundo?


Seria impossível listar exatamente todas as religiões que existem no mundo. Existem milhares ou milhões de crenças espalhadas pelo mundo, algumas dessas praticadas por apenas centenas de pessoas, tornando-se impraticável a contagem dos mesmos. Seguindo ao pé-da-letra a concepção de religião e sendo um pouco egocêntrico, chegamos a apenas 9 religiões. Todas elas partem do coceito comum que são transcendentais e utilizam de forças divinas.

São 9 as religiões principais no mundo. Elas:

– > Cristianismo: com cerca de 2100 milhões de adeptos, essa é a religião mais comum e mais polêmica. Monoteísta, baseia-se nos ensinamentos de Jesus, estes recolhidos no Evangélio, parte do Novo Testamento. Para os cristãos, Jesus é o messias e por ele fazem referência como Jesus Cristo. Nasceu no século I como seita do judaísmo, compartilhando textos como o Tanakh, denominado pelos cristões como Velho Testamento. É considerado uma religião abraâmica. Acreditam na vida após a morte e na salvação para a vida eterna. Os cristões se reúnem em Igrejas. As Igrejas são dividas em Católica, Protestante e Ortodoxa. É nesse ponto que muitos costumam errar na nomeclatura. Catolicismo, ortodoxismo e outras denominações não são religiões, e sim igrejas de uma única religião. Jesus, para ele é humano e divino. Crêem na trindade (doutrina para Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo) e na ressureição.

Denominações: Nestorinanismo, Igreja Ortodoxa Oriental, Igreja Ortodoxa, Igreja Católica, Anglicanismo, Protestanismo, Anabaptistas, Restauracionismo. No Protestanismo, são destintos históricos: luteranos, anglicanos, prebiterianos, metodistas, batistas; destintos pentecostais: Assembleias de Deus, O Brasil para Cristo, Congregação Cristã, Igreja Cristã Maranata e a Igreja do Evangelho Quadrangular; destintos neopentecostais: Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Evangélica Cristo Vive, Igreja Cristo Vive, Manancial Vida, Igreja de Nova Vida, Comunidade Cristã, Igreja Bola de Neve e a Igreja Unida, entre outras.



-> Islã (ou islamismo ou islão): A segunda mais importante religião, chegando a 1300 milhões de adeptos. Monoteísta, surgiu no século VII na Península Arábica, baseada nos ensinamentos do profeta Maomé e na escritura sagrada do Alcorão. Para os muçulmanos, a religião nasceu quando Adão surgiu, ou seja, desde o nascimento, onde foi o primeiro profeta, Maomé então seria o último. Para chegar à salvação, basta acreditar em um único Deus (chahada), rezar cinco vezes ao dia (Salá), cumprir um jejum anual no mês do Ramadão (Saum), pagar dádivas rituais (Zakat) e ir ao menos uma vez à Meca peregrinar (Haj). O Deus chama-se Alá, e crêem em anjos de Alá. Crêem também nos livros sagrados de Torá, Salmos e Evangelho. O Alcorão é o livro sagrado. Acreditam no dia do julgamento final e na predestinação.

Denominações: Sunitas, Xiitas e Kharijitas



-> Hinduísmo (ou Sanātana Dharm): tradição religiosa originada do subcontinente indiano que abrange o bramanismo, crendo na Alma Universal. Dentre as seis divisões históricas (darshanas), somente duas sobrevivem, a Ioga e Vedanta. As principais divisões hoje são: vixnuísmo, xivaísmo, smartismo e shaktismo. Os temas discutidos pelos religiosos são o dharma (ética hindú), samsara (ciclo nascimento, morte e renascimento), karma (ação e reação), moksha (libertação do samsara) e as iogas. São os quatro objetivos de vida (purushartha): kama, artha, dharma e moksha. São os quatro estágios da vida humana: Brahmacharya, Grihasthya, Vanaprastha e Sanyasa. O hinduísmo é fortemente lembrado como a mais antiga tradição religiosa. Crêem no caminho eterno e no ioga (união). As vacas são sagradas porque na antiguidade o povo védico necessitava delas para seus sustentos, como a produção de laticínios e a aragem. Por isso, cerca de 30% dos hindus são vegetarianos. Suas formas de adoração são os murtis e mantras. O Hinduísmo não é politeísta, mas não é um monoteísmo restrito.



-> Budismo: mais que uma religião, é uma filosofia baseada nos ensinamentos de Sidarta Gautana. Conta com certa de 380 milhões de seguidores, é uma religião conhecida em todo mundo pela sua cultura. Para certos pesquisadores e estudantes, o budismo pode não ser considerado como religião, porque não existe um Deus criador, dogmas e proselitismo. O budismo é o caminho para o crescimento espiritual, através dos ensinamentos de Buddhas. Seus ensinamentos básicos: evitar o mal, fazer o bem e cultivar a mente, objetivando o fim do ciclo de sofrimento (samsara) e o caminho da libertação (nirvana). Para se eliminar a dor, deve-se eliminar o desejo. Os treinamentos mentais destinguem a disciplina moral (sila), a concentração meditativa (samadhi) e a sabedoria (prajiña). Os budistas não negam a existência de seres sobrenaturais, mas não atribuiem-os tributos de criação ou destruição. Os símbolos do budismo são a flor de lótus e a cruz suática.



-> Sikhismo: Religião monoteísta fundada em Penjab por volta do século XV pelo Guru Nanak. Baseado nos ensinamentos de 10 Gurus e tendo Guru Granth Sahib como 11° e último Guru, um livro sagrado. Deus, para os adeptos, não possue forma e é eterno, e é o criador do mundo e dos seres. O sikhismo explica que o homem é separado de Deus no cíclo do renascimento (samsara) devido ao egocentrismo. Acreditam no karma (pensamentos positivos geram ações positivas) e que ações negativas geram infelicidade e renascimento para seres inferiores (animais, plantas etc.). Os templos recebem nome de Gurdwaras. Um rito comum: ao nascer, o bebê é levado a uma gurdwara e é aberto uma página qualquer do Guru Granth Sahib. Então, o nome da criança começará com a primeira letra da primeira palavra da página esquerda do livro. Os homens e mulheres que cortam seus cabelos são chamados de patit, ou renegados. Pussue cerca de 23 milhões de adeptos.



-> Judaísmo: Religião do povo Judeu e mais antiga das principais religiões monoteístas surgiu da religião mosaica. O Deus é chamado de YHWH ou Adonai ou HaShem. Segundo os judeus, Israel foi escolhido para receber o Torá (ensinamentos desse Deus). Deus é um criador ativo e de influência, e o judeu é o único com linhagem para ter um pacto eterno com Deus. É comum o uso do hebráico como língua litúrgica. Cerca de 15 milhões de adeptos, os judeus não são obrigados a seguir o judaísmo, mesmo que o judaísmo só possa ser praticado por judeus. Acreditam na ressureição e na vida além-morte.



-> Espiritísmo: Crêem na existência de um espírito imortal, na reencanação e na intermediação entre o mundo espiritual e o mundo real através de um Médium. Para os espíritas, o homem é um espírito ligado a um corpo através de uma alma. Esse espírito é imortal e a reencarnação é o processo natural que permite vidas sucessivas. Cerca de 15 milhões de adeptos. No Brasil, é comum vermos o Candomblé e a Umbanda, que são cultos afro-brasileiros que possuem ligações com a Doutrina Espírita.

Denominações: Espiritismo Kardecista, Cultos Afro-brasileiros, Racionalismo Cristão, Espiritismo Ramatisiano, Conscienciologia e Renovação Cristã.



-> Fé Bahá’i: Fundada por Bahá’u'lláh em 1844 na antiga Pérsia. Não possui dogmas, rituais, clero e sacerdócio. Os seguidores são chamados como Bahá’u'lláh e baseam-se no contínuo progresso da civilização e no respeito à humanidade. É uma religião monoteísta e crêe que Deus é o criador de tudo e de todos. Deus é eterno e inacessível. Os Manifestantes de Deus são mensageiros divinos e vieram para educar a humanidade. Acreditam ser a religião única e verdadeira e para isso, religião é uma palavra que não tem plural. É extremamente contra qualquer tipo de preconceito ou desrespeito à humanidade, como a extremidade entre ricos e pobres, guerras e corrupções. Possue um calendário com 19 meses com 19 dias cada, completando um ano a cada 365 dias. Os Bahá’ís são perseguidos em países islâmicos. Obtem cerca de7 milhões de adeptos.



-> Jainismo (ou Jinismo): Uma das religiões mais antigas da Índia. Como o budismo, crêe em um único Deus mas não atribui a ele atributos de necessidade e figura central. Acredita-se que surgiu no século V a.C. devido as ações de Mahavira. Constitui cerca de 4 milhões de adeptos, que devem combater a paixões em busca da libertação. Uma visão duelista, é necessário ascetismo para a purificação. O tempo é infinito e cíclico. O universo é dividido em cinco mundos habitados por determinados seres. O universo é eterno e não foi criado por nada e ninguém e os mundos são siddhashila (onde habitam as almas libertadas), madhyaloka (possuem continentes e um deles onde o ser humano habita), adholoka (sete infernos), nigoda (habitado por seres inferiores).



Algumas que não foram enquadradas como principais, mas que também possuem cultura e éticas profundas e concretas:

-> Zoroatrismo
-> Sabeísmo
-> Confucionismo
-> Judaísmo
-> Protestantismo
-> Taoísmo
-> Xintoísmo
-> Wicca
-> Paganismo
-> Satanismo
-> Tenrikyo
-> Thelema
-> Testemunhas de Jeová
-> Messiânica
Igreja da Água Abençoada
Igreja Adventista da Sétim Reforma Divina
Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder
Congregação Anti-Blasfêmias
Igreja Chave do Éden
Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta
Igreja Batista Incêndio de Bênçãos
Igreja Batista Ô Glória!
Congregação Passo para o Futuro
Igreja Explosão da Fé
Igreja Pedra Viva
Comunidade do Coração Reciclado
Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal
Cruzada de Emoções
Igreja C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)
Congregação Plena Paz Amando a Todos
Igreja A Fé de Gideão
Igreja Aceita a Jesus
Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém
Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo
Congregação J. A. T. (Jesus Ama a Todos)
Igreja Barco da Salvação
Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo
Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação
Comunidade Arqueiros de Cristo
Igreja Automotiva do Fogo Sagrado
Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo
Assembléia de Deus do Pai,Filho e Esp.santo
Igreja Palma da Mão de Cristo
Igreja Menina dos Olhos de Deus
Igreja Pentecostal Vale de Bênçãos
Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’Água
Igreja Batista Ponte para o Céu
Igreja Pentecostal do Fogo Azul
Comunidade Evangélica Shalom Adonai, Cristo!
Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas
Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade
Igreja Filho do Varão
Igreja da Oração Eficiente
Igreja da Pomba Branca
Igreja Socorista Evangélica
Igreja ‘A’ de Amor
Cruzada do Poder Pleno e Misterioso
Igreja do Amor Maior que Outra Força
Igreja Dekanthalabassi
Igreja dos Bons Artifícios
Igreja Cristo é Show
Igreja dos Habitantes de Dabir
Igreja ‘Eu Sou a Porta’
Cruzada Evangélica do Ministério do Deus do Fogo
Igreja da Bênção Mundial
Igreja das Sete Trombetas do Apocalipse
Igreja Pentecostal do Pastor Sassá
Igreja Sinais e Prodígios
Igreja de Deus da Profecia no Brasil e América do Sul
Igreja do Manto Branco
Igreja Caverna de Adulão
Igreja Este Brasil é Adventista
Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção)
Igreja Evangélica Florzinha de Jesus
Igreja Cenáculo de Oração Jesus Está Voltando
Ministério Eis-me Aqui
Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia
Igreja Evangélica A Última Trombeta Soará
Igreja de Deus Assembléia dos Anciãos
Igreja Evangélica Facho de Luz
Igreja Batista Renovada Lugar Forte
Igreja Atual dos Últimos Dias
Igreja Jesus Está Voltando, Prepara-te
Ministério Apascenta as Minhas Ovelhas
Igreja Evangélica Bola de Neve
Igreja Evangélica Adão é o Homem
Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado
Ministério Maravilhas de Deus
Igreja Evangélica Fonte de Milagres
Comunidade Porta das Ovelhas
Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica
Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo
Igreja Evangélica Luz no Escuro
Igreja Evangélica O Senhor Vem no Fim
Igreja Pentecostal Planeta Cristo
Igreja Evangélica dos Hinos Maravilhosos
Igreja Evang Pentecostal da Bênção Ininterrupta

Igreja Católica - Padres Clementinos (Região Santana de São Paulo)

Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB)

Igreja Católica Apostólica Carismática (Santa Catarina)

Igreja Católica Apostólica Cristã

Igreja Católica Apostólica de Jerusalém

Igreja Católica Apostólica Ecumênica Contemporânea

Igreja Católica Apostólica Independente do Rio de Janeiro

Igreja Católica Apostólica Livre do Brasil

Igreja Católica Apostólica Nacional

Igreja Católica Apostólica Nordestina

Igreja Católica Apostólica Ortodoxa - Patriarcado do Brasil

Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Americana

Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Ocidental

Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Unida - Eparquia Mundial (Maranhão)

Igreja Católica Apostólica Tributária

Igreja Católica Ecumênica Renovada (Lorena, SP)

Igreja Católica Ortodoxa Grega do Antigo Calendário (ou Igreja Grega Ortodoxa Adepta do Antigo Calendário - Old Calendar)

Igreja dos Velhos Católicos (ou Velhos Crentes -


Igreja Ortodoxa Bielo-Russa na Diáspora

Igreja Ortodoxa Católica Apostólica Militante (Bahia)

Igreja Universal do Reino de Deus

greja Católica Apostólica Romana (Patriarcado de Roma)
Igreja Ucrâniana Católica
Igreja Armênia Católica (Patriarcado)
Igreja Americana, Grega-Católica, Ortodoxa Cárpato-Russa
Igreja da Macedônia (ou Macedoniana) Ortodoxa
.Santa Igreja Velha Católica
Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana
. Igreja Ortodoxa da Albânia
. Igreja Ortodoxa da América - Russa
. Igreja Ortodoxa da Bulgária (Patriarcado da Bulgária)
. Igreja Ortodoxa da China
. Igreja Ortodoxa da Estônia
. Igreja Ortodoxa da Finlândia
. Igreja Ortodoxa da Geórgia (Patriarcado da Geórgia)
. Igreja Ortodoxa da Letônia
. Igreja Ortodoxa da Romênia (Patriarcado da Romênia)
. Igreja Ortodoxa da Sérvia (Patriarcado da Sérvia)
. Igreja Ortodoxa das Repúblicas Tcheca e Eslováquia
. Igreja Ortodoxa do Japão
. Igreja Ortodoxa Húngara
. Igreja Ortodoxa na Polônia
Igreja Ortodoxa da Bulgária (Patriarcado da Bulgária)
. Igreja Ortodoxa da China
. Igreja Ortodoxa da Estônia
. Igreja Ortodoxa da Finlândia
. Igreja Ortodoxa da Geórgia (Patriarcado da Geórgia)
. Igreja Ortodoxa da Letônia
. Igreja Ortodoxa da Romênia (Patriarcado da Romênia)
. Igreja Ortodoxa da Sérvia (Patriarcado da Sérvia)
. Igreja Ortodoxa das Repúblicas Tcheca e Eslováquia
. Igreja Ortodoxa do Japão
. Igreja Ortodoxa Húngara
. Igreja Ortodoxa na Polônia
. Igreja Russa Ortodoxa (Patriarcado de Moscou)
. Igreja Russa Ortodoxa na Europa Ocidental
. Igreja Russa Ortodoxa no Exílio
. Igreja Ucraniana Ortodoxa (Patriarcado de Moscou)
. Igreja Ucraniana Ortodoxa dos Estados Unidos, Canadá e Europa
Igreja Siríaca Malabar Independente de Thozhiyoor - Índia (monofisitas)
Igreja Siríaca Malankar Ortodoxa (Igreja Siríaca Ortodoxa Jacobita Malankar) (monofisitas)
Igreja Siríaca Mar Tomé de Malabar - Índia (monofisitas)
Igreja Siríaca Ortodoxa - Jacobita (monofisitas




NO BRASIL


ü Que o Brasil é o quinto maior país do mundo em Extensão territorial?

ü Que sua população é de aproximadamente 170 milhões de habitantes?

ü Que os cristãos no país formam cerca de 92% da população religiosa?

ü Que existem mais de 1 milhão de muçulmanos e 500 mesquitas no Brasil?

ü Que a primeira igreja protestante a chegar no Brasil foi a “ Igreja Reformada Holandesa”?

ü Que Brasília é considerada a capital mundial do esoterismo?

ü Que os evangélicos no Brasil somam o tot al de 15,45% da população, ou seja, 26,1 milhões?

ü Que a maior igreja evangélica do país e a que mais cresce é a Assembléia de Deus com cerca de 10 milhões de membros?

ü Que o Brasil é considerado o maior país espírita do mundo?

ü Que o Brasil é considerado o maior país católico do mundo?

ü Que os católicos são cerca de 153.0000 milhões?

ü Que o Brasil é 2° país no mundo em Testemunhas de Jeová?

ü Que os mórmons cresceram cerca de 80% desde sua chegada aqui no Brasil?

ü Que o movimento protestante que mais cresce são os carismáticos (neopentecostais) seguidos pelos pentecostais?

ü Que a região brasileira que mais comporta evangélicos é a região norte (Rondônia, Amapá, Roraima e Amazonas) com 18,3%?

ü Que Rondônia é o Estado que tem maior proporção evangélica do país, cerca de 27,75%?


NO MUNDO

Ø Que a população mundial é mais de 6 bilhões de habitantes?

Ø Que existem 10.000 seitas no mundo?

Ø Que existem mais de 2.000 religiões?

Ø Que existem 6.000 mil seitas na África e 1.200 nos Estados Unidos?

Ø Que a maior religião do mundo é o cristianismo com mais de 2,1 bilhões de adeptos?

Ø Mesmo assim, a religião que mais cresce no mundo não é o cristianismo, mas o islamismo?

Ø Que existem cerca de 1.2 bilhão de islâmicos em todo o mundo?

Ø Que mais de 80% dos muçulmanos nunca ouviram o evangelho?

Ø Que destes 6 bilhões, 2/3 não é cristã?

Ø Que no mundo hoje, há aproximadamente 6 milhões de Testemunhas de Jeová?

Ø Que há aproximadamente 10 milhões de mórmons espalhados pelo mundo?

Ø Que há 200 milhões de espíritas kardecistas?

Ø Que De cada 100 pessoas...

-19 são muçulmanas

-18 não têm religião ou são atéias

-17 são católicas

-17 são cristãs não-católicas (ortodoxos, anglicanos, protestantes, evangélicos, pentecostais)

-14 são hinduístas

-6 são budistas

-Um em cada três cristãos sofre perseguição

-Um em cada dez indivíduos no mundo é um cristão perseguido.

Ø Que em 1900 havia 525 milhões de cristãos?

Ø Que este nº aumentou no ano 2.000 para 2 bilhões?

Ø Que um pouco mais de 24% de todos os cristãos atualmente são pentecostais ou carismáticos (neopentecostais)?

Ø Que os pentecostais e carismáticos (neopentecostais) cresceram mais de 100 vezes, dos 3,7 milhões em 1900 para mais de 500 milhões em 2000?

Ø Que a maior igreja evangélica do mundo está na Coréia do Sul com aproximadamente, 1 milhão de membros?

Ø Que a religião cristã que mais perde adeptos é o catolicismo?

3 comentários:

  1. Essa é a grande dúvida em saber a qual pagar o Dizimo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gostei muito do assunto aqui descrito. http://www.horadopensador.com/

    ResponderExcluir
  3. No final do terá dois caminhos a seguir,ao lado de CRISTO ou lado do inimigo
    Guarda os dez mandamentos da lei de Deus
    Ou ser contra os mandamentos

    ResponderExcluir